Redirect

quarta-feira, 8 de outubro de 2008

Debian - Instalar placa ENL TV-FM-2

Já faz algum tempo que comprei uma placa de captura ENL TV-FM-2 baseada no chipset bt878. Demorei para conseguir instalar mas acabei conseguindo. Em um upgrade recente acabei perdendo a configuração e as documentações. Logo tive que perder horas queimando meus poucos neurônios para fazer funcionar a tal plaquinha de novo. No meio das buscas, pensamentos e pesquisas nos googles da vida logo pensei: "Puxa! Se eu tivesse postado no blog!!!!".
O que mais doía era que eu sabia que a configuração se tratava de apenas dois números que dizem ao modulo bt878 qual é a placa e qual é o sintonizador. Mas você não sabe o trabalho que dá pra saber esses números!
Pois bem, para configurar corretamente a placa ENL TV-FM-2 da encore no debian basta adicionar no diretório /etc/modprobe.d um arquivo qualquer (Ex: bttv) contendo a seguinte informação:

alias char-major-81 videodev
options i2c-algo-bit bit_test=1
alias char-major-81-0 bttv
alias char-major-81-1 off
alias char-major-81-2 off
alias char-major-81-3 off
options bttv card=38 tuner=57 radio=1 automute=0

Ou seja, para que eu não me esqueça mais o card correto é o 38 e o sintonizador é o 57!
Eu acredito que em qualquer distribuição baseada no Debian a solução seria a mesma, em outras distribuições acho que por essas mesmas informações em /etc/modules resolveria o problema também.

Para facilitar a minha vida criei um pequeno pacote deb para instalar o arquivo bttv no /etc/modprobe.d no próximo post deixo o pacote disponível para download e ensino a instala-lo.

Nenhum comentário: